A força do Startup Weekend como agente de transformação de um país

“─ Este final de semana mudou a minha vida!”

Muitos participantes, do mundo inteiro, repetem esta frase, ao atravessarem as 54 horas do evento, em que, são desafiados a criar uma startup durante um fim de semana.

O Startup Weekend é o maior programa de empreendedorismo de inovação do planeta, presente em 150 países, sendo que, o Brasil, é a região que mais concentra edições do evento, no mundo. Só na cidade de São Paulo, aconteceram 30 edições em 2019, praticamente 1 por semana.

Startups como Easy Taxi, de Tallis Gomes, AgroSmart, da Mariana Vasconcelos e Agenda Edu, de Anderson Morais, surgiram a partir do SW (Startup Weekend) e ganharam o mundo. 

Entre os dias 17 e 19 de abril, houve um novo desafio. Pela primeira vez, tivemos uma edição totalmente online e nacional. 

O Startup Weekend COVID-19 Brasil, foi uma edição especial, em que os participantes deveriam criar soluções para combater os efeitos da quarentena. Foram mais de 2000 inscritos, 90 mentores, 80 organizadores, 10 jurados e 87 startups desenvolvidas no final de semana

Entre os vencedores, que agora vão ter acesso a mentoria, bolsas de aceleração e ferramentas para continuar o negócio após o evento, surgiram soluções para criar respiradores mais em conta, facilitar o atendimento médico e de outros profissionais da saúde, pela internet, e também soluções voltadas à saúde mental e ao lazer.

Uma delas, foi da Gê Marques, uma das diretoras da WeGo, que estava num time, que propôs uma solução para conectar professores de dança com pessoas interessadas em dançar.  

Ela já havia sido voluntária da organização do SW, por duas edições, mas ainda não tinha participado, e saiu do evento, impactada pela experiência e pelas pessoas, de todo o país, que teve a oportunidade conhecer.

O também diretor da WeGo, Alejandro Dicovsky, foi um dos mentores do evento, e conta que se tornou fã do Startup Weekend.

“─ Toda pessoa que quer empreender, inovar e renovar a sua forma de fazer negócios, deve passar pelo desafio, não apenas pelos conteúdos, mas pelas relações que você pode fazer no fim de semana.”

Por mais que estejamos falando de negócios, de tecnologia, o Startup Weekend é um formador de pessoas capazes de criar novos negócios e se tornarem agentes de transformação em suas empresas e região. 

Eu, também sou suspeito ao falar do evento, pois o Startup Weekend também mudou minha vida. Me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, fazer amigos e me levou a fundar a WeGo Hub de Inovação, com alguns deles.

Uma nova cultura está se estabelecendo, em nossa sociedade, pós pandemia, e um dos objetivos da WeGo é contribuir para transformação do Brasil, através da educação empreendedora. Queremos ajudar as pessoas a empreender nesse “novo normal”, criar negócios exponenciais e resolver grandes problemas.

Então, vou fazer 2 convites!

O primeiro é entrar no Grupo Vip da WeGo no WhatsApp. Por lá disponibilizamos vários conteúdos diários sobre inovação, empreendedorismo e mentoria, gratuitamente. Para entrar, basta acessar pelo link: http://bit.ly/wegovip 


E o segundo é pra você assistir a live especial do Startup Weekend COVID-19 Brasil, que fizemos na última semana. Os convidados foram Ana Tex (Marketex), Amanda Graciano (Head de Portfólio na iDEXO), Lílio Rocha (General Manager & Innovation Evangelist na DHL), Tânia Gomes (Co-Founder Mooai Brasil, ex-VP ABStartups). Para ver como foi esse bate-papo, clique aqui.

Feijó – CEO da WeGo Hub de Inovação

Fundador do Movimento IDEIA e voluntário do Startup Weekend.

contato@wegohub.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *