Coquetel Unicórnio: Cerveja artesanal, startups e transformação digital

Apesar de todo o pesar, da época que estamos vivendo, é emocionante ver a atitude, a criatividade e o empreendedorismo criando novas alternativas para os negócios!

Em tempos de coronavírus e isolamento social, é preciso compreender que um “novo normal” está se estabelecendo em nossa sociedade, e novas formas de fazer negócios brotam por todos os lados.

Se prestarmos atenção, podemos ver iniciativas bem interessantes, e perceber como a tecnologia, não só substitui negócios tradicionais, mas também ajuda estes a se restabelecerem.

Estamos vendo muitas startups se tornarem grandes aliadas do pequeno empresário nos últimos anos, e cada vez, mais soluções estão sendo criadas para ajudá-los. 

Nesta semana, em nosso programa semanal da WeGo, fiz uma live com dois “aviões” do mercado cervejeiro. Conversei com Felipe Lordello, fundador da Beercapp, uma plataforma web que conecta cervejarias artesanais, de uma região, a consumidores locais, e Douglas Costa, ex- executivo do Grupo Petrópolis e Brasil Kirin, criador de marcas como Petra, TNT, entre outras. Um papo sobre inovação, tecnologia e cervejas artesanais, em plena quarentena. 

Lordello nos contou como a Beercapp, tem ajudado pequenas cervejarias a chegarem até o consumidor final, na temperatura certa, em até 1 hora. 

O que as startups como a Beercapp estão fazendo é atuar na profissionalização dos negócios locais. Muitas cervejarias com produtos de qualidade, morrem antes de chegar ao copo do cliente por não ter um bom trabalho de marca, processo de vendas e distribuição.

Como o cliente vai conhecer o seu produto se você não divulgar?

A grande sacada de startups como a Beercapp é ofertar capilaridade ao pequeno negócio, ou seja, mais do que uma alternativa ao faturamento, essas plataformas se tornam meios de distribuição.

No entanto a Beercapp não é a única a ajudar o pequeno empresário dessa forma. Startups como IFood e a Rappi, no mercado de alimentos, a Amazon e a VTEX, onde é possível vender todos os tipos de produtos, já atuam como hubs de distribuição e canais de vendas para pequenos empresários há um bom tempo.

Empresas como Alibaba e Amazon se tornaram líderes de mercado pela a sua capacidade de atuar como hubs de negócios. 

Como o pequeno negócio deve aproveitar essa oportunidade?

O pequeno negócio deve encarar plataformas como IFood, Magalu, Amazon, etc. como “a oportunidade” de desenvolver um canal de vendas digital, e aproveitar a cadeia logística, quando for vantajosa.

Porém, não podemos cometer o erro de jogar todas as fichas num único canal digital. O empresário deve avaliar bem os seus custos e fazer a sua escolha: O bom e velho WhatsApp, pode ser uma solução, dependendo do caso.

Mas além disso, o empreendedor não pode esquecer que ele mesmo, pode ser um hub de negócios, afinal ele tem sua carteira de clientes e conhecimento de mercado.

Vejo que as empresas que tinham canais de relacionamento mais consolidados com os clientes, são as que vão sair fortalecidas da crise.

Perguntas como “Quais produtos e serviços eu poderia vender para os clientes que já atendo?”  podem ser o pontapé para você também inovar no seu negócio. 

Se você deseja inovar, e descobrir um novo jeito de fazer negócios conheça o Programa START, de Pré-Aceleração da WeGo e conecte-se com especialistas, mentores, investidores e pessoas da mesma jornada que a sua.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp e venha se reinventar também.  http://bit.ly/wegovip 

Feijó – CEO da WeGo Hub de Inovação

Fundador do Movimento IDEIA e voluntário do Startup Weekend.

contato@wegohub.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *